Esclarecimentos

| |
Estava eu um dia no Nyah quando me deparo com uma bela Mensagem Privada, talvez uma das mais importantes que eu já tenha recebido. Eu a li e fiquei surpresa. Estavam me convidando para editar num blog! Eu que apenas editava algumas capas simples para mim mesma. Obviamente, eu aceitei. Seria uma ótima oportunidade. Primeiro para que eu conhecesse pessoas novas, e segundo, para que eu aprendesse mais ainda sobre edições.
Eu me tornara uma designer do Sunset Poison Editions, e posso afirmar que peguei o blog bem no começo, e mais do que isso, ajudei-o a crescer, juntamente com as outras meninas. A Helo bem pode confirmar isso.
Eu era apenas uma ficwriter que adorava mexer com blogs, mas era inexperiente. Com o Sunset, aprendi coisas que nunca imaginei ser capaz de entender. Html, css, sony vegas, photoshop. Essas coisas não faziam parte da minha vida como fazem hoje.
Uma das minhas qualidades mais evidentes, e, ironicamente, também um defeito, é a minha persistência. Sou teimosa até o último fio de cabelo e quem me conhece, sabe perfeitamente disso. Desta forma, eu evoluí o que aprendi nesses anos que edito. Sim. ANOS. Edito desde que me tornei uma ficwriter, por volta de 2008/2009. Cresci como leitora, amadureci como escritora. Conheci pessoas maravilhosas, algumas que hoje já não faço ideia de onde estejam, outras que mantenho contato até hoje, pessoas que admiro, pessoas que são minhas amigas. Isso foi o que o mundo das fics me trouxe.
Entretanto, hoje eu mal posso atualizar minhas fanfics, mal posso trabalhar no Sunset, meu tempo é cada vez menor, e muitos vem reclamando dos meus sumiços. Peço desculpas, o último ano do Ensino Médio está sendo horrível, principalmente com tantas coisas para eu estudar, e tantas aulas para assistir. Assim, eu decidi lapidar a ideia que comecei no Sunset. Os tutoriais. Se eu não posso editar com frequência, ao menos tentarei ajudar a quem deseja aprender. E hoje, quando cheguei, vejo alguns comentários que não condizem em nada com a realidade.

O objetivo do blog Polaris Designs, como deixei claro desde o começo, era ajudar as pessoas com edições. Ponto. Ensinar é algo que nem sei de quando data, é algo tão antigo que é ridículo discutir sobre. E aliás, pedem-me ajuda todos os dias, seja na internet, seja na chamada "vida real". Dizem por aí que sou uma boa professora, e embora eu não queira seguir essa profissão, é uma das que mais admiro.

Comecei, portanto, a postar tutoriais no Sunset em novembro de 2011. Para quem acessa a rede, sabe que existe ZILHÕES de tutoriais por aí. Concordaremos assim que tais edições não são ideias exclusivas.
Agora... sobre a acusação de plágio da escola da Sparkling... em nenhum momento eu me inspirei nessa ideia. Nunca soube como essa ideia funcionava, não me inscrevi para ela, não recebi nenhum conteúdo.
Pelo contrário, eu venho criando video-tutoriais antes da escola surgir. Se agora eu criei um blog para postá-los, foi apenas para não modificar o foco do Sunset Poison Editions. Se antes o Making Stars foi cancelado, eu não tenho muito a ver com isso, já que esse projeto somente foi desfeito depois de haver uma pressão sobre as meninas.
Sinceramente, proibir o conhecimento me lembra a ditadura. A constante vigilância, a falta de liberdade. Fora o aparente monopólio que estão pregando por aí.
Em nenhum momento eu quis ofender aos outros blogs de designs. Se eu fosse pedir permissão para continuar algo que eu já fazia, eu teria que falar com TODOS os outros blogs? Não é assim que as coisas funcionam.
Se ofendi a alguém, foi sem intenção. Peço desculpas, entretanto, SOMENTE se ofendi a alguém, pois meus tutoriais não agridem em nada o trabalho de outras pessoas. Eu os desenvolvo, eu os gravo e gasto o meu tempo para isso. Nunca tirei os créditos do que uso, pelo contrário, odeio não saber quem cria o que vejo. Odeio, por exemplo, ler uma frase filosófica, de livros ou filmes, e não achar o nome do bendito autor. Assim, não me chamem de plagiadora, não me apropriei de nenhuma obra.
Se eu o tivesse feito, todos seríamos plagiadores, já que parece impossível criar algo totalmente novo, quem estuda literatura sabe que os autores viviam retomando a Antiguidade Clássica, ideias Iluministas ou o que quer que seja. O fato que é ambas as ideias tem um único propósito.

Não vou julgar a ninguém, não quero saber de palavras de baixo calão neste blog, seja no chat ou nos comentários, seja de visitantes ou de amigos. Não quero xingamentos ou confusões. Isso não leva a nada. Argumentos sim. E humildade.
E enquanto houver pessoas dispostas a aprender, eu ensinarei o que sei.
E também adoraria desfazer todo esse problema, sem é claro, virem com ameaças e xingamentos para cima de mim como já aconteceu. Caso isso aconteça novamente, tudo o que terão será meu descaso. Porém, se virem sem pedras na mão, eu ouvirei e conversarei e provavelmente chegamos num acordo.

7 comentários:

  1. Então, vou gastar meu ultimo restinho de maturidade por aqui.
    Polaris minha diva mor mais ninja do mundo: eu te admiro, não só por ser maravilhosa em suas edições, mas também pela pessoa que você é. Você é humilde, você é legal e, principalmente, você faz as pessoas gostarem de você sem querer.
    É simples, num momento você diz 'oi Polaris' e no outro você conhece uma das pessoas mais doces e lindas do mundo.
    Eu te admiro, como designer e como pessoa. Porque, mesmo nem te conhecendo pessoalmente, eu sei que você é original e tem ideias próprias.
    Todo esse negócio de plágio é ridiculo, infantil e desgastante.
    Todo o mérito dos tutoriais aqui postados são seus, então é bem como você disse: teria de pedir permissão para TODOS os blogs de tutoriais? Sinceramente.
    Você gasta seu tempo curto, gasta momentos que poderia estar fazendo coisas mais importantes, para quê?
    Para ajudar os outros, porque simplesmente você gosta.
    E isso é muito diferente do que montar uma escolinha boba e elitizá-la para apenas certas pessoas visando somente o lucro próprio.
    Se hoje eu sei editar alguma coisa, é porque aprendi com você e nunca vou negar isso.
    Então, como disse, sou do TEAM POLARIS e vou estar sempre do seu lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mills, vc sabe como deixar a pessoa vermelha tomate né? kkkkk eu te admiro e mto tbm, vc sabe disso, já falei várias vezes u.u
      E só para terminar isso por hj para eu finalmente poder dormir, pq nem sei há quanto tempo estou acordada... é ótimo saber que algumas pessoas me apoiam, entendem e discutem as coisas. Isso sim é que leva a algum lugar.
      Mas está longe de mim criticar a ideia delas, obviamente a escola é algo positivo. Nisso vamos concordar, maaaaas não quero falar disso com qualquer designer de lá, afinal, não quero ser ofendida novamente. Amanhã eu tento falar com a Gabriela. E talvez isso acabe logo, um acordo seja feito, peace and love, everybody happy ou sei lá D: kkkkkkk
      Boa noite Mills :*

      Excluir
  2. Maturidade... Nossa, já falei essa palavra tantas vezes hoje! mas é nesse post aqui em que vou usar um pouquinho da minha, como a Miller disse, para comentar.
    Gabi, eu axho que você sabe que eu te admiro. Algumas vezes, já cheguei até mesmo a invejar. E todos sabemos que TEM fundamento, olha isso! O blog em si é uma obra prime. Mas não, não é por isso que eu te adimiro. Sim, por isso também, mas o motivo principal, você sabe... É a modéstia, a humildade, a atenção com qualquer um que precise. Você poderia muito bem cobrar pelo que faz, e não cobra. Porque faz porque GOSTA e isso é algo que hoje em dia não se encontra. Você respeita a TODOS eu sei disso mesmo te conhecendo tão pouco, e você deve ser uma amiga de ouro que eu queria (e um dia vou) ter.
    Obrigada pelo Polaris Designs.

    ResponderExcluir
  3. Gabbe, sabe que te apoio muito, pode contar SEMPRE comigo, porque sempre deixou eu contar contigo. Lembro-me de quando conheci o Sunset, se formos comparar NOSSA, como o blog passou por mudanças, tanto no visual, tanto no conteúdo, passou por rodas gigantes, e você estava sempre lá, ajudando as pessoas. Eu, serei eternamente grata à você, pois se sei o que sei, e se me interesso hoje por Design de Todos os tipo, seja de capas, ou html, ou de vídeos, foi por sua causa, você me ajudou, você me apoiou e me incentivou, me ensinou de tudo um pouco... de tudo muito... isso também não vem ao caso, porque tem sido uma ótima professora, uma ótima Sensei (suahusha), e principalmente, pode não ser pra você, mas para mim, você virou uma ótima amiga. E sempre estarei ao teu lado, defendendo tua opinião e tuas ações, que muitas pessoas não entendem, e isso de plágio, muitos podiam ter dúvidas se era ou não, mas depois de ler o post, aposto que todos Concordam que o que faz nesse blog, é nada mais que uma boa ação, que te tira tempo e talvez até um pouco de paciência conosco, haha, mas estive presente em ambos os lados, desde o começo do Tutoriais no SPE , tanto na escola do SD, quanto no começo desse blog, e depois que entrei para esse mundo virtual, de histórias e design, afirmo com certeza, você foi a melhor pessoa que conheci aqui, e agradeço por tudo que fez, e mesmo que não se lembre, não esquecerei nunca, de nada, desde apenas uma capa, à um ombro amigo, e pode ter certeza, I'm TEAM Polaris 4EVER! RUUUM

    ResponderExcluir
  4. afz, eu ia ser a primeira a comentar, quando postei o coment já tinha vocês duas aíiii ?

    kkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu só descobri esse novo mundo dos designs (Pra mim é um novo mundo,sou desatualizada u.u) pela Miller, em um momento de desespero e tentativas frustradas. Pedi uma capa, ai pedi outra, e mais outra... E me viciei. E queria saber como faz designs. Entrei em desespero quando o Making Stars do SPE deu errado. Mas ai, meu mundo voltou a funcionar com esse projeto da diva Polaris, ou seja você mesma Gabi, e me inscrevi. Sou uma pequena aprendiz. A aprendiz de número 32. Eu fiquei tão feliz e estou tentando baixar o Photoshop CS5 tem 4 dias. QUATRO. Sei que não terei chance de entrar no SPE porque não tenho muita habilidade (não por enquanto). Ai adivinha? Bruna se precipita. Cria um blog de designs sem motivo NENHUM para tentar começar. Sei que não terei tantos pedidos, muito menos amigas como vocês são. E Polaris, não se esqueça: Você não plagiou ninguém, você só esta tocando um projeto que não deu certo. Espero que meu comentário ajude em algo (Por mais que eu saiba que a minha opinião seja insignificante).
    Vocês devem estar pensando "O que essa menina ta fazendo aqui?" (Menina mesmo, vou fazer 13 anos em julho). Enfim, vou me esforçar para um dia tentar chegar ao pé de vocês.
    Beijos,
    Uma pessoa idiota vulgo Bruna.

    ResponderExcluir
  6. Já eu, sabe o que farei?
    Darei, pela última vez (por hora, pelo menos), minha opinião com verdadeira maturidade.
    Isso realmente é intrigante.
    O mundo das fanfics é algo bem intrigante, realmente.
    Não se pode absorver UMA única ponta de infelicidade (infernal) dali.
    Esse mundo abre portas para amizades, para a alegria, e principalmente, para a descoberta de nossos talentos.
    Agora, quando se tem consciência do seu, e quer compartilhá-lo com outras pessoas, não vejo problema nisso.
    Agora, quando se TIRA proveito disso, para causar um confronto (entendam pelos lados e significados que quiserem), como as garotas do Sparkling Design fizeram, e ainda tendem à estender o assunto em uma confusão sem fim, eu vejo um GRANDE problema.
    Polaris, querida e amada Gabriela. Te admiro. Te admiro não só por ter esse talento incrível que tem, mas por querer compartilhá-lo de bom grado. Por aguentar tanta responsabilidade na costa e ainda ter tempo de compartilhá-la. Por fazer-nos felizes quando faz cada gota de suor pelo trabalho que tens cair de sua testa, e ainda compartilhá-lo conosco! Você é incrível!
    Garotas da SD (que insistem em dizer que eu tenho inveja de vocês, e que quero vingança por não ter conseguido entrar no blog uma vez, e blá, blá, blá), eu também acho-as incríveis.
    Suas edições são lindas, e amo cada uma de vocês, mesmo vocês tanto me contradizendo.
    Vocês fazem um trabalho maravilhoso, etc, e gostam disso, e também fazem-nos felizes com isso.
    Isso é muito inspirador!
    Falarei agora, sem observar os pontos e razões dos dois lados da confusão.
    Digamos que a Polaris tenha plagiado uma única partícula da Escola da SD (o que não fez, mas que não vem ao caso). I daí?
    Percebem a tempestade no copo d'água que estão causando por causa de orgulho? ORGULHO!
    É algo tão comum nos dias de hoje, que já se torna irritante!
    Está na hora de pararmos de olhar somente pelo nosso lado, e enxergar os outros pontos que nos rodeiam, e que nos fazem, consequentemente, causar o que acabamos causando.
    Olhem só! Olhem o que isso causou!
    Olhem quantas e quantas palavras foram gastas e escritas por conta de uma estúpida e desnecessária briga de... DE... COMPUTADOR!
    Vocês percebem o que é isso?
    O que fixam os olhos agora, onde escrevem fics, e editam?
    Percebem o "precioso" material que os faz olhar somente para frente e querer ter a razão sempre?
    Está na hora de usarmos nossa cabeça e ter a maturidade que outrora nos fará pensar grande, e não ser motivo de piada e confusão em nosso mundo!
    Pode até mesmo ser uma coisa GRANDE e NECESSÁRIA eu vir em meu próprio blog e causar uma tremenda confusão, por conta de... sede de razão. Mas e aí?
    Quero que vocês (garotas do SD e pessoas que agora leem o que eu estou escrevendo) fixem os olhos na pequena tela de seus computadores e vejam o que acabaram de causar.
    Uma briga pela razão por meio de um computador!
    E o que vem depois?
    E se a Polaris realmente fizer o que querem: pedir desculpas, vir se explicar e até mesmo fechar o site (o que suponho ser o objetivo de vocês)? Digam-me.
    O que vem depois?
    Vocês terão seu desejo realizado, mas e depois?
    Nada disso terá valido à pena, gente!
    Pensem grande! PAREM COM ISSO!
    Sejam pacíficos e pensem duas vezes antes de agir de modo radical e criar uma ridícula LISTA NEGRA!
    PENSEM GRANDE! Pensem no que que estão causando. Quero que parem de fazer o que estão fazendo por cinco minuto e vejam o que os rodeiam e o que acontece.
    Não está na hora de pensarmos como adultos e fazer do mundo das fics um lugar mais pacífico e feliz de se viver, escrever e editar?
    Será que não estamos sendo radicais, será que não estamos nos precipitando em tirar decisões extremas, e será que não estamos errados?
    É só o que peço. Pensem.
    Com maturidade, Yuri.

    ResponderExcluir